top of page
pexels-magno-dias-ciqueira-5337591_edited.jpg

Tecnologia no Condomínio focado em Segurança: Como manter sua privacidade?

Por Renata Mellem Avante


Camera de Segurança
Segurança X Privacidade - Tecnologia no Condomínio

Resumo: Com o avanço da tecnologia em nosso mundo cotidiano as formas de segurança tem uma alta demanda nos espaços públicos e privados. As constantes inovações no mercado vem para agregar as funções do setor que refletem diretamente na privacidade dos indivíduos.


Hoje, os condomínios vêm tendo grande influência da tecnologia em suas rotinas. As constantes inovações e a facilidade do acesso à internet via wi-fi, trazem muitos benefícios, tais como:

  • Fechaduras eletrônicas com digital dos moradores, que trazem a garantia de acesso ao condomínio;

  • Controle de rotinas, inspeção e Segurança do condomínio via Drones, cujo dá acesso à imagem panorâmica do condomínio.

  • Circuito Interno de TV: Promove o monitoramento interno do condomínio 24 horas por dia com acesso virtual e via smartphone de todos os condôminos.

  • Portaria Virtual: Aliado ao monitoramento de segurança, a portaria virtual vem para agregar no atendimento 24 horas à portaria do condomínio e seus condôminos;

  • Criações diárias de Aplicativos ao setor

  • Entre Outros,

Utilizar a tecnologia dentro do sistema de segurança é uma forma inegável de garantir o bem-estar do condomínio na certeza de um ambiente sem surpresas indesejáveis. Mas, até onde está influência da Tecnologia dentro da Segurança refletem na privacidade dos moradores? Uma dúvida constante que põem em risco a tranquilidade pessoal daqueles que a utilizam.

O Corpo Diretivo e a empresa contratada para prestar o serviço de segurança devem entender que, acima de tudo, seus moradores buscam um local seguro para residência com a garantia de sua privacidade.

Buscando alinhar as necessidades da sociedade, técnicas de utilização da tecnologia dentro do sistema de segurança devem ser adotadas. Com esse objetivo, apresento ideias para serem aplicadas em seu condomínio e alinhar com sua empresa de monitoramento de segurança.

  1. Contratar uma Empresa de Confiança e Experiência no Ramo para Instalação do Sistema de Monitoramento;

  2. Reavaliar os pontos estratégicos de segurança em seu condomínio, evitando as áreas de uso privado, tais como: Banheiros, Saunas, Piscinas ou qualquer outro ponto que traga desconforto aos moradores.

  3. Utilizar o Sistema de Segurança e seus componentes exclusivamente para seus fins.

  4. Privar as gravações do Sistema exclusivo ao Corpo Diretivo, mantendo o acesso apenas via solicitações formais.

  5. Utiliza um Controle de Entrada e Saída de Pessoas em Seu Condomínio. Uma simples lista via Planilha de Excel para ser alimentada diariamente já garante um controle de acessos.

  6. Procedimentos Emergências com Normas de Politicas Internas: Trabalhar com procedimento padrões junto aos moradores garante uma segurança ao condomínio. Efetue um treinamento com todos.

  7. Entre Outros.

Quando tratamos de segurança, devemos pensar na sociedade como um todo, sem individualismo no momento das escolhas dos pontos a serem atuados. Todos devem ter o mesmo foco para a garantia da segurança do Condomínio e seus Moradores. Percebendo que o futuro chegou, precisamos tratar a tecnologia como nossa aliada e garantir a segurança com a privacidade de todos.■

0 comentário

Comments


bottom of page