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Mediação de Conflitos


Pensando em um condomínio composto por muitos indivíduos, precisamos de mediadores interessados e ativos para conseguir compreender as dinâmicas individuais e as necessidades coletivas.

Amigos conversando

O(a) Síndico(a) em um residencial ou comercial, é o responsável por receber e registrar essas demandas muitas vezes delicadas e sensíveis. Hoje a Psicóloga e Sócia da Élis Administradora de Condomínios, Roberta Avante, separou 5 dicas dentro do assunto para auxiliar nesse processo. Veja abaixo nossas sugestões:

 

1.      Para conseguir compreender e absorver a demanda do outro, é necessário que o síndico(a) consiga estar presente para escutar e empático para compreender a dimensão e tamanho do problema. É necessário dedicar um tempo para ouvir o que a outra parte têm a dizer sem julgar ou diminuir a reclamação;

2.      A comunicação é fundamental, o(a) síndico(a) precisa desenvolver formas ou ferramentas de comunicação entre ele e os condôminos de acordo com a disponibilidade e formato de cada empreendimento. Chats online, App, email, e conversas presenciais são sempre necessárias.

3.      Quando estiver acolhendo uma pessoa, não fique procurando os culpados pela situação para já “pensar em uma saída”, acolha e esteja presente no relato. O outro sente quando você está de fato escutando e se importando com o problema ou solicitação.

4.      Por mais que algumas pessoas possam permanecer alteradas com um problema, é necessário conseguir se manter tranquilo para acolher e efetuar as melhores intervenções.

5.      Demonstre para o solicitante o quanto você está disposto na solução da demanda. Apresente algumas sugestões e posteriormente, faça-o acompanhar os próximos passos/etapas, caso seja necessário, para a solução do problema.

 

A Élis  Administradora de Condomínios conta com uma equipe treinada e capacitada para receber demandas e solicitações de vários formatos. Possuímos Chat, portal online, App e telefones para acolher os moradores, assim como auxiliar os síndicos(as) nesse processo.

 

Caso seja um síndico(a) e gostaria de desenvolver suas habilidades interpessoais, entre em contato com a nossa empresa. Possuímos um curso de desenvolvimento específico para você! ■

 


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